Olá galera!
Tudo bem com vocês?
Nas últimas semanas estivemos envolvidos(as) e emocionados(as) com as histórias reais das integrantes do Stardoll kikka3d e Mystica0837. Kikka terminou sua luta contra o câncer e Mystica em breve não estará aqui. Infelizmente essa doença atinge muitas pessoas, inclusive em minha família já tivemos que batalhar. Diante de tudo que vivemos, eu posso dizer que quando alguém está com câncer, não é somente ele/ela, porque essa doença afeta a família e amigos de uma forma dolorosa. O lado menos ruim é que nos tornamos mais unidos e conseguimos nos apoiar.
Ao longo de quase 7 anos jogando Stardoll me deparei com pessoas que diziam lutar contra o câncer, felizmente elas estavam apenas mentindo, pelo menos até onde eu sei, e é como se pudessem fazer com que alguém o/a amasse por conta de uma doença.
Isso é terrível, pois se você precisa dizer que está com câncer (ou que sofreu um acidente, essa mentira é bem frequente) para ser amado, você está doente sim, mas de baixa auto-estima e falta de amor próprio. Eu não estou julgando quem faz tais coisas, estou dizendo que é necessário buscar ajuda para tratar esses problemas que afetam sua vida e te impedem de ser feliz.
A questão é que existem milhares de pessoas realmente com câncer e tenho certeza que desejariam que fosse "uma mentira". Então, não brinquem com isso, por favor.
É sobre alguns desses assuntos que trata a entrevista da MariakQueen para o Star Blog, realizada há meses atrás com a Mystica0837. Conforme prometido, traduzi e agora podemos conferir na íntegra, ao clicar em Mais informações. ^^
Hoje, vamos entrevistar uma doll importante... Mystica0837. Ela foi diagnosticada com câncer. Para saber mais sobre ela, visite sua página e leia sua apresentação. Ela está escrevendo um diário em seu blog sobre seus últimos meses na Terra que você pode ler também.
Quando sua luta começou? Como você se sentiu quando descobriu que tinha câncer?
Eu tive câncer pela primeira vez quando eu tinha 10 anos. Sentia-me cansada o tempo todo e notei um tumor na axila. Não estava indo embora e começou a crescer, parecia estranho. Eu fui ao médico e depois de alguns testes, descobri que eu tinha câncer. Foi um grande choque. Levei quatro anos para lutar e sobrevivi. Há alguns meses, descobri um nódulo na minha perna. Foi o mesmo de antes. Cresceu rápido e doía. Fui ao médico e ele confirmou - o câncer estava de volta. Eles me levaram para a cirurgia e removeram o tumor, mas eles fizeram testes para ver se estava lá, e não foi. Eu tive tumores no meu fígado, pulmões, estômago e gânglios linfáticos. Os tumores dos gânglios linfáticos não são muito prejudiciais e, na maioria das vezes, a quimioterapia pode destruí-los. Com câncer de fígado e pulmão, esse não é o caso. A maioria das pessoas que tem isso não vai melhorar.
Eu fiquei com raiva no começo que eu estava curada e agora não, não é justo, coisas assim. Eu estava muito triste e com medo do que seria de mim e do meu futuro. Eu teria um futuro? Bem, a resposta é não, não vou ter futuro. Eu ainda estou com muito medo e minhas emoções sobem e descem o tempo todo. Mesmo que todos nós morram um dia, eu tenho 16 anos, então eu desejei uma vida mais longa.
Que novas experiências você já tentou? O que você vai tentar?
Eu fiz uma lista com minha família e amigos e recentemente comecei. Nós fomos para "Dolfinarium" que é um tipo de aquário com meus animais favoritos: golfinhos. Meus pais organizaram uma reunião com os treinadores e eu pude ajudá-los com o treinamento, tanto quanto minha energia me permitiu. Eu pensei que isso seria ótimo e foi muito divertido. Isso me ajudou a desconectar os pensamentos de morrer por um tempo. Eu fui em uma viagem com meus melhores amigos em um balão de ar quente, o que foi ótimo. É incrível e estranho estar ao mesmo tempo no ar e ver tudo passando devagar. Como se eu estivesse voando. Há mais coisas por vir, mas posso não marcar tudo da minha lista de desejos. Depende de quão bem eu estou fazendo e quão alto é meu nível de energia :).
O que os médicos fizeram para evitar que o câncer se espalhe em seu corpo?
Os médicos me deram uma quimioterapia na semana passada durante todos os dias. Normalmente, a quimioterapia trabalha para destruir as células cancerígenas, mas desta vez foi para isolá-las. Então elas, esperamos, não se multiplicam, ou pelo menos fazem isso muito lentamente. Eu poderia ter que pegar esse tipo de quimio de novo algum dia, dependendo da minha saúde, e do quão bem funcionou dessa vez. Eles não são capazes de ver agora, como na maioria das vezes os resultados de uma quimioterapia mostram 2-3 semanas depois que você a teve. Por agora eu me sinto bem, e tenho alguns medicamentos fortes para cobrir a dor, então com eles eu posso fazer coisas que eu gosto. Eu só tenho menos energia, então estou mais cansada.
O que você quer dizer para todos os pacientes com câncer que estão lutando?
Ouça seus médicos, eles sabem a resposta. Sempre há esperança, mesmo que você não ache que esteja lá. Claro que você pode se sentir triste e com raiva, mas tente se concentrar na batalha. Quanto mais você está lutando, mais rápido ele vai. Peça ajuda e apoio de sua família e amigos. Eles são os que te amam e querem que você melhore.
Eu sei que é difícil, realmente é. A quimioterapia é horrível, não consigo fazer parecer legal. Mas você pode tornar isso mais fácil para você. Leve seu nootbook com você e assista a um filme enquanto você está tendo quimioterapia. Quando você se sentir doente novamente, deixe sua família ou entes queridos cuidar de você. Deixe que eles o "estraguem" um pouco. Você merece, porque você luta pela sua vida, e você é o único que pode fazer isso. Nos dias em que você não faz quimioterapia, faça algo completamente diferente, algo que goste de fazer e que te faça feliz. Você pode se cansar mais rápido, mas a atividade divertida faz valer a pena.
Que marca você quer deixar no mundo?
Eu quero tornar as pessoas mais conscientes do câncer. Todos podem entender. Não importa se você come saudável, se você fuma ou não. As pessoas podem viver saudáveis e continuar com câncer, e outras pessoas que têm fast food e fumam muito não entendem. Não há lógica nisso. Se você conhece alguém que tem câncer, por favor faça o seguinte: mostre amor e apoio. As pessoas que têm câncer são muito inseguras sobre tudo. Para obter uma mão amiga e um pouco de amor e apoio de seus entes queridos ajuda.
Eu gostaria que as pessoas parassem de usar a palavra câncer para intimidar e ferir pessoas. Não é engraçado amaldiçoar com esta doença, e você não pode ver isso como uma piada. Especialmente para aqueles que realmente têm essa doença horrível ou conhecem alguém que a tem.
No meu país, eles estão trabalhando para uma vacina para curar o câncer. Será muito tarde para mim, mas espero que um dia seja curado, para que as pessoas possam tomar a vacina e nunca mais ter câncer. Isso seria bom! Enquanto isso, ame, respeite e aprecie a todos, aceite pessoas que são diferentes de você e não intimide pessoas com câncer. Se eu puder impedir as pessoas de intimidar pacientes com câncer antes que eu morra, ou dar às pessoas mais consciência de como é doloroso ser tão cruel com as pessoas que têm câncer, posso dizer adeus a essa terra de uma maneira pacífica.
Por favor, trate Mystica0837 gentilmente e dê a ela o seu melhor. Ela merece e espero que todos possamos cercá-la com amor e conforto.
Uma linda entrevista, apesar de triste, não é mesmo?
Meu objetivo não é mostrar a história de câncer de uma jovem, mas que esse relato consiga te trazer algo de bom, uma lição e inspiração para viver melhor.
Você pode visitar a Mystica0837 e conferir as publicações no blog, até mesmo deixar uma mensagem especial. :)
Quem quiser as matérias do blog da Mystica traduzidas e postadas aqui é só comentar.
Beijos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
- Agradecemos pelo seu comentário, a sua opinião é muito importante para nós!
- Devido a phishings, passamos a analisar cada comentário antes de aprová-lo. Pedimos desculpa se esse processo demorar.
- Lembre-se de não desrespeitar ninguém e não falar palavrões.
- Você pode usar imagens e/ou reproduzir o conteúdo do blog, mas não esqueça de colocar os créditos.
-----------------------------------------------------
Aline/KimBlond e Equipe TSH