Olá! Como estão?
Estou bastante animada para a matéria desta semana, pois preparei um apanhado histórico e cultural da moda durante os anos 50 e como podemos encontrar várias peças no Stardoll inspiradas nessa época. Espero que gostem da leitura!
Os anos 50 foram marcados por importantes mudanças sociais e econômicas. "Transformação" foi o que definiu a década, com a transição do período de guerras e as revoluções tecnológicas. Em âmbitos culturais, houve o rock 'n' roll, a ascensão de subculturas e o cinema.
A feminilidade exaltada ditava as peças nos guarda-roupas, em contraste com os uniformes militares usados durante a Segunda Guerra. No entanto, a juventude também tomou espaço na cultura, destoando do luxo em alta da época.
Iniciada pelo New Look de Christian Dior, a valorização de peças volumosas e silhuetas marcantes fez com que a alta costura estivesse em seu auge. O luxo da época se caracterizava pelas estrelas de cinema, como Marilyn Monroe, Audrey Hepburn e Grace Kelly, usando peças desenhadas por estilistas como Balenciaga, Balmain e Givenchy. O ideal feminino estava atrelado não apenas à aparência de suas roupas, maquiagem e cabelo, mas também às expectativas de ser uma excelente dona de casa e esposa, caracterizando assim a mulher ideal da época.
Influenciadas pelo New Look de Dior, as peças femininas tinham uma silhueta marcada, tecidos estampados em rendas, poás, florais e cetim. As cores clássicas, como preto e branco, vermelho vibrante e tons pastéis, ditavam a moda, sempre trazendo aspectos delicados. E, claro, não podemos esquecer das luvas, óculos gatinho e saltos elegantes. Os penteados ganhavam coques e rabos de cavalo, como os de Brigitte Bardot. Cabelos um pouco mais curtos, com mechas caídas no rosto ou com franjas, também faziam sucesso.
Peças: Swipe right hairstyle - 24sd
Gemanottal inspired hairstyle -27sd
Tyra sleek up do - 20 sd
Lace embroided skirt - 21 sd
1956 Dior inspired dress -19sd
Red glitter dress - 18 sd
Bordery summer dress -19sd
No cinema, estrelas de Hollywood influenciavam o mundo fashion. Quem lembra do icônico vestido de Marilyn Monroe usado no filme O Pecado Mora ao Lado em 1955? O modelo branco, plissado e sem alças, com um corte acinturado que destacava a silhueta da atriz, foi desenhado pelo figurinista William Travilla e, até hoje, influencia o mundo. Celebridades como Madonna, Mariah Carey, Paris Hilton e Sabrina Carpenter já usaram peças inspiradas nela. Além disso, o próprio Stardoll trouxe a peça durante uma coleção de Strike a Pose de 2024.
Em contrapartida, o rock 'n' roll teve sua ascensão, marcado por figuras como Elvis Presley e James Dean, que influenciaram o surgimento de movimentos como os teddy boys e rockers, adotando jaquetas de couro, jeans e penteados estilosos. Paralelamente, os beatniks, com sua estética minimalista e intelectualizada, rejeitavam o consumismo e buscavam um visual mais andrógino e boêmio (prometo que teremos uma matéria apenas sobre a moda do rock 'n' roll e o visual andrógino, que virá mais breve do que vocês perceberão).
Sendo assim, os anos 50 podem ser descritos como a perfeita alternância entre o luxo e a subversão, com influências que perduram até os dias atuais.
E esse foi o post desta semana! Espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais sobre a história da moda.
Um beijo e até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
- Agradecemos pelo seu comentário, a sua opinião é muito importante para nós!
- Devido a phishings, passamos a analisar cada comentário antes de aprová-lo. Pedimos desculpa se esse processo demorar.
- Os comentários devem ser respeitosos e não é permitido o uso de linguagem ofensiva ou discriminatória.
- Você pode usar imagens e/ou reproduzir o conteúdo do blog, mas não esqueça de colocar os créditos.
-----------------------------------------------------
Aline/KimBlond e Equipe TSH