Olá galera!
Tudo bem com vocês?
No ano passado eu postei uma matéria sobre os tipos de sapatos mais usados (para relembrar clique aqui), e agora eu decidi fazer mais uma, porém sobre bolsas.
Saibam quais são as bolsas mais usadas clicando em Mais informações, por favor. :)
Clutch: é uma bolsa de mão
pequena e estruturada, mas também pode ser maleável. É conhecida como "bolsa de festa" pelo seu refinamento. Geralmente são cheias de detalhes, como pedrarias,
glitter e outras aplicações.
Minaudière: é uma bolsa-joia, bem pequena e estruturada, feita em geral de metal liso, podendo ter pedras ou detalhes incrustados. Assim
como a clutch, é perfeita para festas e eventos sociais noturnos.
Bolsa carteira: é uma bolsa de mão que também pode ter uma alça que envolve o pulso. Ela é maior do que a clutch e mais casual, embora também possua aplicações requintadas. O primeiro modelo foi criado por Hermès, nos anos 30, para que as mulheres pudessem ir as festas e sempre ter em mãos o que necessitavam.
Maxi carteira: é uma bolsa carteira, só que de tamanho maior. Os modelos mais trabalhados são usados em festas, já as feitas de couro podem compor looks casuais.
Bolsa envelope: é uma bolsa carteira retangular, que pode ser de vários
tamanhos. A diferença está na aba-fecho, que tem o formato de um envelope.
Baguette: esse modelo de bolsa tem o formato de uma baguete (pão francês comprido), estreita e comprida, com alças curtinhas, para ser levada sob o braço.
Dr. Bag (doctor bag): bolsa que se
assemelha às maletas dos médicos dos anos 1920. A releitura veio estruturada, de
tamanho médio, com uma ou duas alças curtas e fecho de metal, além da mistura do contemporâneo e do retrô.
Bolsa baú: surgiu nos anos 60, com Louis Vuitton e foi consagrada pela atriz Audrey Hepburn. Sua característica principal é o formato arredondado, parecido com um baú, além de possuir alças
curtas, para ser carregada na mão.
Bolsa saco/ Bucket Bag: essa bolsa é feita com material maleável, tem o
formato de um saco e o fechamento com uma cordinha. Pode ser pequena ou média e ter alça longa ou curta, para ser carregada no ombro ou
na mão.
Bolsa de ombro: são bolsas versáteis, podendo ter o tamanho médio ou grande (maxi bolsas). Os modelos mais usados incluem os formatos arredondado, retangular, estruturado ou não ou ainda com uma ou duas alças.
Bolsa hobo/ meia lua: essa bolsa que tem o formato meia-lua, possue apenas uma alça e é feita de material mais flexível, ou seja, sem estrutura. Ela têm uma base maior e diminue na alça.
Bolsa satchel: é uma bolsa de ombro, porém possui duas alças, uma de mão e outra de ombro. Além disso, seu formato é retangular.
Bolsa tressê: é um tipo de bolsa feita artesanalmente. Geralmente são usadas na praia, mas existem também modelos mais sofisticados.
Bolsa carteiro/ Messenger
bag: esse tipo de bolsa se assemelha aos modelos usados por carteiros, daí seu nome. Podem ter tamanho médio ou grande, possuem alça transversal longa e vários compartimentos internos.
Bolsa tote/ totem/ shopper/ shopping
bag: são bolsas grandes, que parecem sacolas de compras. São retas, possuem uma estrutura reforçada e duas alças presas na parte central.
Ecobags: são bolsas ecologicamente
corretas, feitas de tecidos sustentáveis. É bastante usada para fazer compras.
Bolsa duffel/Duffle: é uma bolsa de 'viagem' que pode ser de tamanho médio e grande. É ideal para quem sai da academia e vai para o trabalho em seguida.
Bolsa à tiracolo (ou apenas Bolsa tiracolo): esse tipo de bolsa possui uma alça grande e pode ser pequena, média ou grande. Os formatos incluem modelos quadrados ou arredondados.
Box: bolsa estruturada de tamanho médio, que se assemelha à uma caixa
arredondada ou quadrada. Possui uma única alça longa.
Bolsa redonda: é uma bolsa a tiracolo que possui o formato redondo. Dentre os modelos, temos algumas com alça de couro ou de corrente.
Bolsa Chanel modelo 2.55: essa bolsa foi criada em fevereiro de 1955, daí o número, por Coco Chanel. A gênio da moda pensou em fazer um modelo para ser usado transversalmente, pois estava cansada de carregar e também de perder suas bolsas. A Chanel 2.55 tem o formato retangular e é feita de matelassê. Além disso, possui uma alça de corrente dourada entrelaçada a tiras de
couro.
Pochete: essa bolsa surgiu nos anos 90 e atualmente já se tornou uma queridinha fashion. É usada na cintura e possui um bolso extra.
Mochila: há algum tempo atrás as mochilas eram usadas apenas por estudantes. A releitura desse tipo de bolsa trouxe sofisticação e praticidade. Suas características principais são as duas alças na parte de trás e o fechamento com zíper, fivelas ou cordinhas.
Créditos: www.dicasdemulher.com.br
moda.terra.com.br
www.chegadebreguice.com.br
www.portaltudoaqui.com.br
www.vilamulher.com.br
blogs.ne10.uol.com.br
yualternativa.blogspot.com.br
E então, qual o seu tipo de bolsa preferido? As minhas são bolsa carteira e tiracolo. :)
Gostaram da matéria?
Beijos!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAmei a matéria!!! Parabéns!!!
ResponderExcluirMuito Lindas !! Amei !! Vou garantir alguma delas :)
ResponderExcluirMuito Lindas !! Amei !! Vou garantir alguma delas :)
ResponderExcluirPois é, são tantos tipos de bolsas que a gente nem faz ideia. Eu acho legal aprender a diferenciar porque quem tiver interesse em trabalhar na área já vai se familiarizando. :) Vou ver pra você qual marca é a bolsa Vivianny. :)
ResponderExcluirQue bom que você gostou Caroline! <3
Algumas dessas bolsas só tem no bazaar Mariana, mas tem muitas no plaza ainda. :)
A messenger bag é da IT GIRLS, mas não sei se ainda está disponível no plaza, Vivianny. Bjuus
ResponderExcluir