Olá galera!
Tudo bem com vocês?
A nova coleção Museum Mile veio com o tema "100 anos de estilo: 1916-2016" (100 years of style: 1916-2016), fazendo um resgate da história da moda.
Por isso, eu decidi trazer uma matéria especial com o túnel do tempo desse período, com as versões reais dos itens e as informações dos estilistas que criaram cada peça, como Chanel, Dior e Balmain, para que vocês saibam tudo sobre a coleção.
Para conferir a matéria completa, clique em Mais informações, por favor.
Boa leitura! :)
Boa leitura! :)
A coleção Musem Mile - 100 anos de estilo veio inspirada em peças reais que marcaram a história da moda. Confiram:
1916
Lucy Christina Wallace

1926
Coco
Gabrielle Bonheur "Coco" Chanel nasceu em 19 de agosto de 1883, na França, e morreu em 10 de janeiro de 1971. Chanel é considerada a maior estilista do mundo, por ter revolucionado a moda. Ela criou peças mais casuais, que libertaram as mulheres dos espartilhos apertados e desconfortáveis. Chanel é famosa não apenas pela seu trabalho com roupas, mas também com joias, bolsas, sapatos e fragrâncias. De origem pobre, ficou órfã aos 12 anos e cresceu num convento para meninas. Já adulta, Chanel trabalhou como cantora, quando ganhou o apelido de Coco, mas não teve sucesso. Determinada, anos mais tarde iniciou sua carreira no mundo da moda, como chapeleira. Depois, passou a ser estilista, criando peças casuais e confortáveis, o que lhe trouxe prestígio. Com o passar do tempo, Chanel garantiu lugar na alta costura, com peças clássicas e originais, se tornando o principal nome da moda e eternizando o "pretinho básico" que todos nós conhecemos. Essa mulher é uma lenda!
1936
Schiaparelli
Elsa Schiaparelli nasceu em Roma (Itália), em 10 de setembro de 1890, e morreu em Paris, em 13 de novembro de 1973. Elsa foi uma mulher a frente do seu tempo; estudou Filosofia na Universidade de Roma, e nesta época escreveu um livro de poesia que não agradou sua família, sendo enviada a um convento por este simples motivo (ela conseguiu ser libertada após declarar greve de fome). Trabalhou como babá em Londres e depois mudou-se para Paris, onde começou sua carreira como estilista. Seu trabalho unia arte e moda, com influência nos movimentos artísticos do Cubismo e Surrealismo. Ela criou a manga pagode e a cor "rosa choque" (sim, ela criou essa cor!), além de ter lançado os broches fosforescentes, cadeados nos casacos, tingimento cor de pele (o que chamamos de "nude"), estampas de jornal e bordados dos signos do zodíaco. Ufa!
1936
Vionnet

1946
Theatre de La Mode
Théâtre de la Mode (Teatro da Moda) foi uma exposição de manequins de moda, feita pelos melhores estilistas de Paris, realizada em 1945 e 1946 (na Europa e nos Estados Unidos), após a Segunda Guerra Mundial. O objetivo da exposição era levantar fundos para ajudar a indústria da moda francesa, abalada pela guerra. Paris sempre foi o centro da moda mundial e a guerra acabou por obrigar grande parte dos estilistas a fechar seus ateliês e a fugir para outros lugares. Com o fim dos conflitos, Robert Ricci, filho de uma grande estilista, teve a ideia de montar um teatro de moda em miniatura, para reerguer o mercado. Cerca de 60 estilistas criaram roupas para os 200 manequins da exposição, entre eles Balenciaga, Hermès e Pierre Balmain. Lindos!
1946
Carven

1956
Dior
Chistian Dior nasceu em 21 de janeiro de 1905, na França, e morreu em 24 de outubro de 1957, na Itália. É considerado um dos maiores ícones da alta costura no mundo. Ele sempre quis ser artista plástico, mas por influência de seu pai, acabou estudando Ciências Políticas. Depois de concluir o curso, Christian começou a frequentar ateliês de pintura e desenho, e até abriu uma galeria de artes, em sociedade com um amigo. Mais tarde, seu talento para o design de roupas chamou a atenção e ele passou a desenhar croquis, que eram vendidos para jornais e casas de moda de Paris. Christian começou sua carreira na moda efetivamente como assistente de um estilista suíço. A guerra chegou e ele foi convocado para atuar como soldado no corpo de engenheiros. Com o fim da guerra, Christian foi trabalhar numa casa de moda e logo conseguiu patrocínio para fundar a Maison Dior, em 1947, tornando-se um dos estilistas mais famosos de Paris, pois suas criações eram luxuosas e elegantes, diferente das tendências mais simples do pós-guerra. Ele é o responsável pelo "New Look", criando vestidos e saias mais longas, valorizando o busto, cintura bem marcada e saias amplas.
1966
Paco Rabbane (Rabanne)
Francisco Rabaneda Cuervo, conhecido como Paco Rabanne, nasceu na Espanha, em 18 de fevereiro de 1934 (atualmente com 82 anos). Embora seja espanhol, Rabanne é considerado francês e ficou conhecido pelas suas criações de roupas futuristas nos anos 60. Depois de se exilar na França durante a Guerra Civil Espanhola, ele estudou arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes de Paris e mostrou-se bastante talentoso para desenhar. Iniciou sua carreira na moda criando acessórios para marcas de alta costura, como Balenciaga e Givenchy. Em 1966, apresentou sua primeira coleção, fazendo um enorme sucesso no mundo da moda. Rabanne foi o primeiro estilista a criar um vestido de chocolate. Agora, eis a questão: o vestido derreteu ou comeram todinho? Hahaha
1976
Halston
Roy Halston Frowick nasceu em 23 de abril de 1932, nos Estados Unidos, e morreu em 1926 março de 1990. Conhecido simplesmente como Halston, era um designer de moda que ganhou fama internacional na década de 1970. Seu interesse pela moda surgiu a partir de sua mãe, que era costureira. Ele gostava de criar chapéus e customizar as roupas de sua mãe e de sua irmã. Começou sua carreira como design de chapéus e conseguiu alcançar a fama ao projetar o modelo usado por Jacqueline Kennedy na posse presidencial do seu marido, em 1961. Mas aos poucos esse acessório foi caindo na moda e Halston passou a criar roupas, conquistando a elite norte-americana. Seus designers minimalistas, desenhos limpos e elegantes redefiniram a moda dos anos 70.
1986
JPG (Jean Paul Gaultier)
Jean Paul Gaultier nasceu na França, em 24 de abril de 1952 (atualmente com 64 anos). Gaultier é um estilista incomparável, não recebendo nenhuma instrução sobre como desenhar, iniciou sua carreira na moda como assistente de Pierre Cardin, nos anos de 1970. Lançou sua primeira coleção em 1976 e marcou o mundo da moda, pela irreverência e originalidade. Gaultier vestiu a rainha do pop Madonna e criou o figurino de diversos filmes. Além disso, ele promoveu o uso de kilts (saias xadrez) para os homens e causou grande impacto por usar modelos idosos, mulheres acima do peso, pessoas tatuadas e com piercings em seus desfiles, o que não era convencional. Gaultier é absolutamente um dos maiores estilistas de todos os tempos e algumas de suas coleções já foram expostas em museus de todo o mundo, além do estilista já ter ganhado duas estátuas de cera.
1996
Westwood

2006
Versace
Gianni Versace nasceu na Itália, em 2 de dezembro de 1946, e morreu em 15 de julho de 1997. Estilista de alta costura, fundou uma das maiores casas de moda do mundo, a Versace, em 1978. Seu interesse pela moda surgiu a partir de sua mãe, que tinha um atelier de costura. Apesar de ter estudado arquitetura, Gianni optou por trabalhar como design e abriu sua própria Maison já causando grande sucesso, devido às suas criações luxuosas e glamourosas. Com a morte de Gianni, sua irmã Donatella, que já o ajudava, assumiu a frente da Versace. Donatella Versace nasceu em 2 de maio de 1955, também na Itália, e hoje está com 61 anos de idade. Ao contrário de seu irmão, que gostava de um estilo mais clássico, Donatella repaginou a Versace e trouxe mais ousadia para a grife. Ela conseguiu conquistar um grande público, inclusive artistas como Lady Gaga, sempre inovando e apresentando desfiles e coleções incríveis.
2016
Balmain
Pierre Alexandre Claudius Balmain nasceu na França, em 18 de maio de 1914, e morreu em 29 de junho de 1982. Balmain começou a estudar arquitetura em 1933, mas desistiu do curso ao receber uma proposta para trabalhar como designer de moda. Fundou sua Maison em 1945, depois da Segunda Guerra Mundial, e ficou conhecido como "um rei da moda francesa". Suas criações eram parecidas com os designers de Dior, o chamado "New Look", que valorizava as curvas das mulheres. Rapidamente Balmain fez sucesso e conquistou clientes valiosos, como atrizes de cinema e membros da realeza. Ele é o responsável por descobrir o mais que talentoso Karl Lagerfeld, contratando-o em 1954. Após a morte de Balmain, a grife passou pelas mãos de alguns estilistas e hoje tem como responsável pelas criações o francês Olivier Rousteing. Olivier não deixa a desejar nos quesitos inovação, originalidade, luxo e sofisticação. O estilista tem simplesmente a família Kardashian como face das propagandas.
Qual o seu estilista preferido?
Gostaram da matéria?
Estou preparando a segunda parte com os itens Decor.
Beijos!
Achei super legal a matéria, adoro ver a versão real vs stardoll e ainda tem um pouco da história de todos! A Musem Mile veio muito bonita <3
ResponderExcluirAdorei esse post, muito legal mesmo! meu estilista favorito é a Madeleine Vionnet
ResponderExcluirO post ficou ótimo! É Bem interessante saber un pouco da história dessas peças :3
ResponderExcluirNay, q matéria perfeita! Estou me sentindo de volta no curso! Q saudade!
ResponderExcluirGostei muito dessa Museum Mille q, muito mais q roupas convencionais, traz itens colecionáveis de grande qualidade. Amei mesmo! Sua matéria também ficou excelente!