Páginas

quarta-feira, 19 de junho de 2019

É bom saber... - Lady Lovelace


Olá pessoal!
Tudo bem com vocês?
Ao longo dos nossos anos de escola, estudamos vários livros didáticos (português, matemática, ciências, história, filosofia, etc.), e poucas vezes eles mostram mulheres importantes para a humanidade. Ao contrário, muitos homens são citados como filósofos, cientistas, escritores e poetas, matemáticos, etc. Durante um tempo, esse apagamento das mulheres era tido como "natural", mas felizmente estamos cada vez mais engajados em valorizar o papel feminino em todas as esferas sociais.
Vejo o Stardoll muito além de um jogo de vestir, mas como um espaço de aprendizado. Prova disso são as bonecas e lojas inspiradas em pessoas que tiveram (e têm) papel ativo na sociedade, tanto no passado quanto atualmente. No caso das duas últimas coleções da Callie's Picks, a Equipe Stardoll trouxe itens da Beatrix Potter (clique aqui para relembrar) e, agora, da Lady Lovelace, para destacar a atuação feminina na história.
Vocês sabem quem é Lady Lovelace e sua importância?
Cliquem em Mais informações para conhecer um pouco de sua vida e realizações. ^^





Augusta Ada King, conhecida como Ada Lovelace ou Condessa Lovelace ("Lady Lovelace"), nasceu em 10 de dezembro de 1815, em Londres (Inglaterra), e morreu em 27 de novembro de 1952, aos 36 anos. Ada Lovelace é filha de Lord Byron, considerado um dos maiores poetas ingleses (lembro de ter estudado sobre ele na escola por diversas vezes), e de Anne Isabella Milbanke ("Anabelle"), sendo seu nome de nascença Augusta Ada Byron.


A mãe de Ada, chamada Anabelle, foi uma grande estudiosa de matemática, e incentivou a filha desde muito cedo a aprender essa ciência. Isso porque Anabelle queria que Ada se interessasse pelos números, para impedi-la de seguir a mesma carreira do pai, Lord Byron, por achar que a literatura poética levasse à loucura. Apesar disso, Ada Lovelace não conseguiu se desvencilhar da poesia.

Graças aos estudos, o que era incomum para as mulheres no século XIX, Lady Lovelace desenvolveu trabalhos brilhantes e se tornou a primeira programadora de computador do mundo, a partir da primeira publicação de um algoritmo. O reconhecimento dos feitos de Ada são recentes, ou seja, ela foi apagada da nossa história durante muito tempo. Em 2009 foi criado o Dia de Ada Lovelace ("Ada Lovelace Day"), que é celebrado na segunda terça-feira do mês de outubro, com o objetivo de incentivar as meninas e mulheres na ciência.


Incrível, não é mesmo?
Esses são os sites que eu consultei para escrever a matéria e pegar as imagens (super recomendo que vocês visitem): super.abril.com.br/blog.google/ e canaltech.com.br/


No Stardoll, a coleção de número 111 da Callie's Picks homenageia Lady Lovelace em três pisos (clique aqui):


Temos também uma boneca para vestir Ada Lovelace (clique aqui):

E a suíte da ladylovelace para visitarmos (clique aqui):

(Clique nas imagens para ampliar)

E uma versão real de um dos vestidos da Lady Lovelace:

É bom saber sobre mulheres que nos incentivam à mostrar que somos capazes de fazer coisas maravilhosas, não é mesmo?
Gostaram da matéria? Vocês conheciam a Lady Ada Lovelace?
Beijos!

2 comentários:

  1. Incrível, isso não tinha nos meus livros de história

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos meus livros também não, mas o interessante é que o pai de Ada apareceu várias vezes em diversos livros de literatura e português que eu estudei. :/

      Excluir

- Agradecemos pelo seu comentário, a sua opinião é muito importante para nós!
- Devido a phishings, passamos a analisar cada comentário antes de aprová-lo. Pedimos desculpa se esse processo demorar.
- Os comentários devem ser respeitosos e não é permitido o uso de linguagem ofensiva ou discriminatória.
- Você pode usar imagens e/ou reproduzir o conteúdo do blog, mas não esqueça de colocar os créditos.

-----------------------------------------------------
Aline/KimBlond e Equipe TSH

Copyright © 2016 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal - Truques Stardoll Hoje | voltar ao topo