Olá pessoal!
Como vai a quarta-feira de vocês?
Hoje, 20 de de novembro, nós comemoramos o Dia da Consciência Negra, como forma de valorizar e respeitar negras e negros, e também reivindicar por uma sociedade não excludente e pelo fim do racismo. Essa data foi escolhida por causa do Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes quilombolas que lutou pela abolição da escravatura e a dignidade de homens e mulheres negros e negras.
Infelizmente o racismo é um dos problemas mais graves que enfrentamos, e muita gente vê como vitimismo. Não vou me prolongar nesse assunto, porque o foco da matéria é outro. Decidi trazer um post de utilidade pública, com termos e frases racistas que devemos retirar do nosso cotidiano, porque a sociedade naturalizou aquilo que deveríamos repudiar, e certas palavras reforçam o preconceito.
1. "Denegrir": "denegrir" significa "tornar negro", e é sempre usado de forma negativa. Tornar alguém negro é ruim? Não! Então prefira falar "difamar", "caluniar".
2. "Ela é negra, mas é bonita", ou "ele é negro, mas é bonito", ou outros adjetivos, como "é negro/negra, mas é trabalhador/a, inteligente": nunca use qualquer uma dessas frases, porque é como se ser negro/negra fosse ruim, mas aquela pessoa tem algo de bom, apesar da raça. Também tem aquela "ela é uma negra bonita", ou "ele é um negro bonito", como se ela/ele fosse uma exceção de beleza entre as demais. Todo mundo, seja quem for, é bonito e bonita. Diga apenas "ela é linda", "ele é lindo" e ponto.
3. "Lista negra": a palavra "negra" mais uma vez tem o sentido negativo. Para ter uma ideia: existe "lista azul"? "Lista verde"? Então porque a "negra" tem que ser usada para colocar coisas ruins? Outras expressões que têm o mesmo sentido e que são racistas: "mercado negro", "ovelha negra". Esses termos podem ser substituídos pelo que você realmente que dizer, que você está chateado com alguém, não que a pessoa está na sua "lista negra", que o mercado é de contrabando, não o "mercado negro", e que você é a rebelde da família, não a "ovelha negra" da família.
4. "A coisa tá preta": também é utilizada para se referir a uma situação negativa. A coisa nunca fica branca, ou rosa, ou lilás. Diga apenas que está difícil, complicado.
5. "Cor de pele" ou "nude": vocês devem lembrar daquele lápis de cor que muitas pessoas chamam de "cor de pele", ou mesmo daquela peça "nude". Eu mesmo utilizada esses termos para me referir ao tom bege, mas já excluí do meu vocabulário. "Cor de pele" representa apenas um tom, da pessoa branca. Sobre "nude", existe um debate muito grande em torno dessa palavra, e já se criaram roupas e acessórios "nude" para diversos tons de pele, mas a verdade é que "nude" é sempre usada para se referir à branca. Prefiram falar a cor real, bege, rosa, seja qual for.
6. "Cabelo ruim": uma vez, não faz muito tempo, vi uma pessoa dizer isso no facedoll, e ao questioná-la, ela ainda tentou justificar que "cabelo ruim é aquele que a química deixou danificado". Era melhor ter ficado calada, não é? O que é "cabelo ruim"? Tem um cabelo especificamente bom? Qual é o "cabelo bom"? Vejam que os tipos de cabelos são: liso, crespo, cacheado, ondulado, etc. "Ruim" não, por favor. ;)
É importante ter em mente que parte da nossa sociedade vê como normal dizer coisas racistas, fazer piadas racistas, etc., e que reaprender a refletir sobre o que falamos e fazemos é um processo. Ninguém nasce racista, nós aprendemos a ser assim, como diz aquela frase de Nelson Mandela. Então vamos aprender a não ser racistas e a combater isso, porque não basta a gente deixar de expressar esses termos, nós precisamos fazer mais, lutar juntos e juntas.
Quais as dicas de vocês de termos e frases para retirarmos da nossa vida?
Aproveito para lembrar que eu publiquei uma matéria lá no Star Blog sobre filmes e séries com representatividade negra. Clique aqui para conferir.
Beijos!