Páginas

domingo, 6 de janeiro de 2019

Cápsula do Tempo - 1940s

Olá gente!
Como vão?
Não entro em contato com vocês aqui desde o ano passado, hein? (hehe).
Eu estou cheia de pendências por aqui, mas prometo que vou trazer tudinho. (Desenhando a Sua Doll vai acontecer, eu juro...)
Eu gosto muito de ser totalmente transparente por aqui! Expor e debater opiniões, e experiências reais. Por conta disso, preciso confessar meu guilty pleasure: nostalgia e cultura do século XX. Aprecio muito a arte produzida no século passado, e às vezes é divertido nos inspirarmos em cada década.
Sendo assim, trouxe um novo quadro para o blog: Cápsula do Tempo. Onde em cada post falaremos sobre uma década específica do passado, não necessariamente em ordem cronológica, e ainda de uma forma breve mas com muuuuuitas imagens. Vocês verão dicas de como se inspirar e vestir com o estilo da época pelo Stardoll. Eu estou muito animada!
Hoje vamos falar sobre os anos 1940!



Para que a nossa viagem no tempo fique mais interessante, dê um play nessa música, lançada no ano de 1940:

Antes de falarmos sobre arte e cultura, precisamos falar sobre história e política. A década de 1940, durante sua primeira metade, passou pela Segunda Guerra Mundial. Aqui estarei retratando no contexto ocidental e de moda feminina, mas se quiser que eu faça uma postagem sobre a moda dos anos 40 oriental ou masculina deixe um comentário!
Sabemos que os EUA saíram vitoriosos no final, mas estar em uma guerra significa impactar todas as estruturas sociais daquele país. Inclusive, a moda.
Durante aquele período, todo homem, mulher e criança estiveram envolvidos com a guerra. 
As mulheres se voluntariavam para muitos cargos.


De maneira geral, o estilo de vida das pessoas nos Estados Unidos foi tomado pela funcionalidade. As roupas já não faziam uso de muito tecido, e eram repletas de bolsos e botões, adaptadas para serem práticas e úteis ao trabalho.




Muitas mulheres também ocuparam cargos em fábricas, no lugar dos homens que saíram para a guerra. Com isso, tornaram-se populares os macacões e as bandanas, originalmente idealizadas para que o cabelo não ficasse preso nas máquinas ou atrapalhasse.




Além disso, a década também deu origem a outras vertentes de estilos. Como em toda era, várias modas estavam acontecendo ao mesmo tempo, e muitas vezes até convergiam entre si.
Uma outra estética surgida na década de 1940 é a pin up.


Todo mundo deve conhecer as pin ups e seu estilo icônico, em sua maioria, eram representadas em gravuras, sempre marcadas pela hiper-sexualização e inocência. O estilo foi um dos mais marcantes da época, e popularizaram os famosíssimos maiôs e biquínis como estes:


 Até mesmo Marilyn Monroe iniciou sua carreira de modelo a partir dessa moda.
(Marilyn Monroe no final dos anos 1940)

O cinema também teve muita relevância sobre a moda e cultura da época. Nos anos 1940 popularizavam-se os Films Noir, repletos de mistério e romance, onde se idealizou a figura da Femme Fatale. Hedy Lamarr foi uma das principais figuras do estilo.


 
(Hedy Lamarr)

De maneira geral, qual era o ideal de beleza dos anos 40?
O estilo de maquiagem vigente era marcado pelas finas, arqueadas e demarcadas sobrancelhas, bochechas rosadas, olhos com rímel e sombra suave, lábios vermelhos e cabelos presos e enrolados.
Com isso, podemos exemplificar um dos maiores ícones fashions da década: Betty Grable.
(Betty Grable, rainha do penteado Victory Rolls)

Sabendo disso e tendo esse breve quadro visual, como posso aderir a moda dos anos 1940 no Stardoll?
O Stardoll possui um grande acervo de moda vintage. Há alguns anos atrás, existia uma loja chamada Decades, exclusiva para roupas e estilos das décadas iniciais do século XX. 

Após do fim da existência da loja, o Stardoll inaugurou a Pearls, que apesar de não ser assumidamente vintage, possui um estilo muito próximo dos anos 40 e 50. 
A primeira coleção da Pearls (infelizmente não mais disponível no Starplaza) nos trouxe looks formosíssimos e muito remetentes ao estilo dos anos 40:
Esses itens ainda são simples de encontrar no StarBazaar, assim como os da loja Decades.
Apesar disso, ainda é muito possível construir o estilo com roupas ainda disponíveis no plaza. Aqui fiz uma seleção de alguns exemplos de peças:

Todos os itens acima estão disponíveis no Starplaza, a grande maioria nas lojas Pretty n' Love e Pearls.
O que acham? A moda dos anos 1940 tem a ver com você?
Eu espero que tenham gostado e se sentido inspiradas, apesar de mais longo que o normal, procurei escrever esse post de uma forma simples e breve. Ainda assim, se você tiver curiosidade de estudar mais a fundo sobre o tema, vou deixar aqui mais vídeos e referências:

Por hoje é isso! Gostou do quadro? Deixe no comentários que década você quer ver em seguida por aqui! 
Tenham um ótimo domingo!
Um abraço.

6 comentários:

  1. Amei, o quadro novo!
    Pode fazer ideias de looks com essa temática?

    - xoxo, Lomaris!

    ResponderExcluir
  2. Que tudooo esse quadro!
    Sinto tanta falta da Decades, era a minha favorita D:

    ResponderExcluir
  3. Adorei linda incrivel essa ideia, continue assim <3

    ResponderExcluir
  4. Gi-chan que post mais que maravilhoso é esse? AMEI demais! Gosto muito de post desse estilo com várias imagens hahaha Estou apaixonada pelos looks, ficaram bem anos 40 mesmo!
    Decades era uma loja que eu não era muito fã, mas só depois de conhecer mais o estilo e ela ter saído do Plaza, comecei a adorar ela :'(

    ResponderExcluir
  5. Ai Gi, que matéria incrível, muito gostosa de ler, me imaginei lá nos anos 40! Mulherada arrasando!
    Eu adoro história e história da moda, pois uma coisa tem tudo a ver com a outra, e gosto muito desse estilo vintage. Marilyn Monroe rainha! ❤
    Minha sugestão é a década de 60, e acho que seria legal se pudéssemos montar looks inspirados nos exemplos que você trouxe, daí você posta depois, o que acha? Eu super quero vestir minha doll pin up hahaha.
    Beijos! ❤

    ResponderExcluir
  6. Amei esse quadro novo, e eu super amo o estilo dos anos 40/50

    ResponderExcluir

- Agradecemos pelo seu comentário, a sua opinião é muito importante para nós!
- Devido a phishings, passamos a analisar cada comentário antes de aprová-lo. Pedimos desculpa se esse processo demorar.
- Lembre-se de não desrespeitar ninguém e não falar palavrões.
- Você pode usar imagens e/ou reproduzir o conteúdo do blog, mas não esqueça de colocar os créditos.

-----------------------------------------------------
Aline/KimBlond e Equipe TSH

Copyright © 2016 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal - Truques Stardoll Hoje | voltar ao topo