Páginas

domingo, 8 de novembro de 2020

Dezembro se aproxima! E agora?

Era uma vez uma senhora de 60 anos chamada Liisa, ex-faxineira e operária, que vivia na Finlândia. Em 2002, enquanto estava em casa com seus dois filhos assistindo a jogos violentos de videogame, ela pensou: “Isso é loucura? Por que alguém não está fazendo algo bonito, criativo e divertido para as meninas?”. E então, Liisa começou a procurar na internet e viu que não existia jogos para meninas. Ela se recordou da infância, quando costumava brincar com bonecas de papel. Foi aí que Liisa teve a brilhante ideia que mudaria sua vida e a tornaria incrivelmente importante para milhões de pessoas no mundo: criar bonecas de papel virtuais! Ela ganhou seu primeiro computador e aprendeu a desenhar no Photoshop e Illustrator, e depois encontrou uma versão teste do Flash Player que possibilitou que as roupas pudessem ser movidas com o mouse. E em 2004, nasce o Paperdoll Heaven, um simples site com várias celebridades para vestir. Liisa gostava de desenhar no seu "céu de bonecas de papel", um passatempo divertido e criativo, que agora poderia ser aproveitado na internet por meninas e meninos. E foi isso que aconteceu. Um dia, um investidor viu sua filha vestindo bonecas no Paperdoll Heaven e pensou "isso pode ser um bom negócio". Logo o simples site foi vendido e se tornou no que é hoje, "o maior jogo de vestir para meninas", como é descrito. Stardoll, a boneca estrela, o lugar em que os sonhos podem ser vividos no mundo virtual, em que podemos ser quem quisermos, usar o que sempre desejamos, mudar o visual, fazer amizades com pessoas de diversos países, e muitas outras coisas. Lançado para outros horizontes, a estrela brilha intensamente no céu, o Stardoll nos alcançou e ganhou nossos corações. Mas agora, não sabemos se nosso céu de bonecas, não mais de papel, mas bonecas estrelas, ainda vai existir. Céu... engraçado, eu sempre ouvi falar que esse é o lugar da eternidade. Mas, infelizmente, nosso paraíso virtual não dura para sempre. Aliás, muita coisa já aconteceu.

Desde 2006, o Stardoll passou por incríveis melhorias. Antes, não tínhamos uma doll própria, eram apenas celebridades para vestir. E depois vieram inúmeras ferramentas realmente fantásticas. Suíte, salão de beleza, clubes, starplaza, cenário, blog, bate-papo, starbazaar, estúdio de estilistas, festa, starmovie, álbum, jogos, passarela,  stardesign, The Vote, Spotlight, National Covergirl, Covergirl, Miss Stardoll World, e muito mais. E nós nos divertíamos durante noite e dia, de festa em festa, risadas, amizades. O que falar dos itens grátis que conseguíamos com ou sem proxy? Vestidos da Demi Lovato, Hannah Montana, furbys fofinhos acumulados no baú. Quem dirá que esse lugar não é um céu?

Mas, às vezes, o céu desaba. Nem tudo são flores, nem mesmo no paraíso. Durante os primeiros anos, nós vimos o Stardoll crescer, crescer tanto que conseguiu milhões de novos usuários por mês. O mundo parecia pequeno para o sucesso do jogo. Mas o ritmo foi desacelerando, os dias de glória pareciam ter chegado ao fim. A publicidade dirigida ao público infantil era um problema. Os constantes bugs afetavam a jogabilidade do site. O lucro diminuiu. O número de funcionários precisou ser reduzido. Escritórios fecharam. O que fazer? Como salvar nosso paraíso? A nossa estrela está caindo...

O Flash Player deu a vida ao nosso céu de bonecas de papal, e agora ele ameaça tirá-la. Que ironia do destino, não?

Assim como Liisa, cuidamos de nossas bonecas com carinho, como uma parte de nós mesmas/os. É muito triste pensar que tudo pode terminar, eu sei. Tudo o que vivemos, o que construímos, todos os momentos divertidos, nossa ilusão de um mundo maravilhoso, um mundo paralelo. O que fazer? Eu realmente não sei...

Tic tac. O tempo vai passando. Dezembro está chegando. É o fim?

Talvez muitas/os de vocês não saibam, mas o Flash já deveria ter deixado de existir há alguns anos. Acredito que a Equipe Stardoll pode seguir 3 caminhos: tentar migrar o jogo para outra plataforma, começar tudo do zero ou desistir.

Este ano, além da pandemia, nós tivemos muitos problemas. Quem não lembra quando o Stardoll precisou sair do ar por conta de pessoas má intencionadas sobrecarregando o servidor? E o conteúdo impróprio no Star Blog de algumas dolls? E quando invadiram o livro de visitas da Callie? Ficamos em pânico.

Talvez tudo isso tenha atrapalhado o trabalho da Equipe. Talvez agora estejam concentrando esforços para a substituição do Flash, e talvez por isso nós tenhamos poucas novidades no Starplaza e no jogo em geral.

Lembremos que o Stardoll é sediado em Estocolmo, na Suécia, e a indústria de tecnologia é incrivelmente forte por lá. Numa busca rápida pelo Google, podemos ver que vários aplicativos, redes sociais e jogos foram desenvolvidos no país, como Spotify (inclusive um dos criadores trabalhou no Stardoll) e Minecraft. Eu sei que as funcionárias e os funcionários do Stardoll são muito competentes e inteligentes, e que o jogo têm investidores. Apesar dos problemas, o Stardoll possui grande importância, por ser a maior comunidade online "de vestir", reunindo jogadoras e jogadores de diversas partes do mundo.

Esses são os motivos que me fazem crer que a Equipe Stardoll conseguirá uma solução, mas também não posso me iludir, porque não temos informações sobre o que está sendo feito - se está sendo feito.

Eu gosto de pensar que essa comunidade existe não só por interesses financeiros, embora tenha se tornado um mercado de vendas que movimenta dinheiro real para muitas pessoas. Acreditar que não é só pelo luxo de ter itens de pixel, ou cabelos caros, ou prêmios nas suítes. Imaginar os sorrisos de quem está do outro lado da tela, recebendo um recado de carinho, arrumando sua doll, conversando numa festa. Há muito sentimento envolvido nesse espaço, tanto entre quem joga, tanto entre quem faz tudo para nós. Em cada parte do Stardoll existe um céu, uma estrela brilhando, e eu espero que seja eterno por muitos anos mais, para que a Liisa não tenha que se perguntar novamente: "Por que alguém não está fazendo algo bonito, criativo e divertido para as meninas?" (e "para os meninos?", acrescento).

Grande beijo,

Nay

17 comentários:

  1. Que texto lindo Nay!! Concordo totalmente com o que você disse, e fica até difícil escrever alguma coisas depois disso. Jogo o Stardoll há mais de 10 anos e ele marcou demais a minha infância e adolescência. Mesmo hoje, com toda a correria da vida adulta, tiro um tempinho pra me desligar do mundo e me divertir com uma versão de mim que eu adoraria ser - quem me dera ter todas as roupas que tenho no jogo hahahaha
    Confesso não estar pronta para um possível fim do jogo assim tão cedo. Eu ouvi falar que o Stardoll tem planejado algo muito legal e que algumas dolls tiveram a chance de testar. Talvez o que nos deixe mais angustiadas é o fato da equipe não dar nenhum update de como serão as coisas daqui pra frente, seja algo positivo ou não. Do jeito que as coisas estão, ficamos assim, perdidas, preocupadas ...
    Isso é o que eu mais sinto falta, um simples posicionamento, de ter transparencia com todos os jogadores. Eu acho que quem investe dinheiro no jogo a essa altura está bem no limite entre a coragem e a loucura, porque a gente não sabe o que vai acontecer.
    Ai gente, tem tanta coisa que a gente poderia discutir. Se o jogo vai mudar de plataforma, vamos continuar com tudo o que temos? Se um novo jogo for feito, o que será da nossa antiga doll? Essas são algumas das dúvidas que tenho em mente.
    Volto mais tarde aqui para ler os comentários de vocês e trocarmos uma ideia.

    MileyPuente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu comentário! É exatamente como você disse, a falta de transparência nos deixa em pânico sobre o futuro do stardoll. A pouca comunicação sempre foi um problema, e talvez nós até poderíamos ajudar em alguma coisa, caso a Equipe se pronunciasse. Por exemplo, numa reportagem antiga, eu vi que a publicidade dirigida ao público infantil foi questionada pelos pais de jogadoras e jogadores, e por autoridades. Agora percebemos que a publicidade sumiu do site, e talve os preços dos pacotes de SS tenham subido para tentar suprir o que ganhavam com a publicidade. Se houvesse uma comunicação transparente, talvez nós entenderíamos e não hesitaríamos em pagar. Enfim, são questões que precisam ser esclarecidas.
      Também me preocupa se eu terei minha Doll, meus itens, eu realmente adoro tudo que consegui ao longo desses anos.
      Beijão! ♥️

      Excluir
  2. Nay, obrigada pelo seu texto! Você é incrível e eu fiquei muito emocionada com as suas palavras. Eu jogo Stardoll há muito tempo e também sou muito apegada no jogo. Sobre a questão do flash, eu estava tão preocupada esses dias com a chegada do dia 31 de dezembro (que é a data marcada para a extinção do flash), que enviei uma mensagem ao Stardoll. Se alguém tiver interesse, posso enviar um print. Eu perguntei à equipe do jogo se eles possuem uma alternativa ao flash, e eles me responderam que estão trabalhando para tirar a marca Stardoll do flash até o final do ano. Além disso, eu conversei muito com a minha mãe, que é formada em ciência da computação e especializada em softwares. Ela me explicou que, geralmente, quando um software está para "ser extinto", isso significa que o programa não será mais atualizado, mas não que deixará mesmo de existir. Como vocês sabem, o flash não é um sistema seguro, e depois que parar de ser atualizado, se tornará ainda mais suscetível a ataques. Por isso, é muito importante, mesmo se o flash continue funcionando, que o Stardoll substitua logo esse sistema, o que eu tenho muita esperança de que ocorrerá, devido à resposta que eu recentemente obtive ao questionar sobre a situação. Ainda há muitos membros ativos no nosso jogo que nutrem por ele um sentimento muito forte. Eu sinto que construí nele uma vida toda e espero que ele perdure por muitos anos.
    Nay, sobre o Stardoll mudar de plataforma, com as explicações que a minha mãe me deu, eu entendi que nossas contas e tudo o que a elas concerne ficam a salvo nos servidores do jogo, e o flash é apenas a ferramenta usada para que ele funcione. Também entendi que não é difícil substituir o flash por um outro software, nem caro, pois há muitos sistemas livres e seguros.
    Vamos torcer muito para que essa questão seja logo resolvida!
    Abraços,
    Raquelgmg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raquelgmg! Você não imagina o quanto seu comentário me deixa aliviada, porque eu não entendo nada de programação, e é muito bom saber que nossas dolls não vão sumir!
      Se você quiser, pode nos mostrar o print da mensagem recebida, talvez seja diferente daquelas automáticas que a equipe stardoll sempre manda. E talvez tenha alguma informação nova. Fico grata! ♥️
      Agora eu entendi claramente o que vai acontecer quando flash deixar de ser atualizado, e que existem outros softwares bons, é muito bom ter esse esclarecimento! Muito obrigada pelo seu comentário e todas as informações! ♥️♥️

      Excluir
    2. Nossa, era algo assim que eu estava precisando ouvir!! Uma explicação clara, simples, fácil de entender e que já nos deixa mais aliviada.
      Realmente espero que a equipe esteja trabalhando para que a gente possa continuar curtindo o jogo por mais um tempo e que tudo fique bem no final.
      Muito obrigada <3

      Excluir
  3. Nossa Nay, esse texto foi tão importante!
    Eu não tô pronta pra deixar o stardoll ainda. Já tô há 11 anos no jogo, é uma parte da minha infância e também juntei tantas coisas legais lá, não quero desapegar, sabe?
    Acho que o que me incomoda é o silêncio da equipe. Mesmo quando questionamos, eles não respondem e isso nos deixa angustiada. Eu também tenho uma conta no neopets (sim, neopets!) que é um jogo baseado no flash e gosto de manter minha conta lá. Desde o início do ano, foram aos poucos atualizando as páginas e abandonando o flash. Ainda não tá tudo pronto, tá sendo um processo bem gradual, mas sempre mantêm a gente informado, sabe? E isso me dá tanto alívio...
    É isso que tá me incomodando, a gente não ter notícia, não saber o que vai acontecer. Espero que daqui pra dezembro, a gente tenha uma notícia boa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente! A falta de informações nos deixa angustiadas, e muitas pessoas falam o tempo todo que o jogo vai sumir, isso acaba gerando muito pânico. Eu senti que era necessário escrever sobre isso, de uma forma sensível, ao contrário de uma matéria sensacionalista. Muito obrigada pelo seu comentário!
      Eu lembro que a Equipe Stardoll já anunciou algumas mudanças para abandonar o flash, como tirar o starmovie. Só que o tempo foi passando e nada mais foi dito, mas acredito que as coisas estão sendo feitas. Vamos aguardar! ♥️

      Excluir
  4. Qdo as primeiras conversações sobre o fim do flash começaram a pop up, ( há um bom tempo atrás! ) muitos jogos online mudaram sua plataforma e migraram para o HTML5... infelizmente o Stardoll não tomou esse rumo e também não fez nenhum anúncio sobre o assunto... e assim se mantém até hoje, nos deixando com essa sensação de insegurança e incerteza. Se tivessem sido mais transparentes com essa questão eu já teria comprado pacotes superstar! Dá desconforto comprar algo sem saber se vamos poder usufruir ou não, porque o próprio site se mantém obscuro sobre se vão desistir ou migrar para uma nova plataforma. Podiam se posicionar melhor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, falta um posicionamento, esclarecimento, e tudo seria muito mais tranquilo para nós e para a equipe, que com certeza recebe dezenas de mensagens sobre isso todos os dias. Como as meninas falaram nos comentários anteriores, a mudança para outra plataforma é simples, eu acredito que vai ser realizada e tudo vai ficar bem. Mas seria ótimo ter informações, né?!
      Obrigada pelo seu comentário! ♥️

      Excluir
  5. Espero mesmo que eles achem uma alternativa ao Flash. Acho absurdo eles não terem resolvido antes.

    ResponderExcluir
  6. https://drive.google.com/file/d/16oPrgoXNgWjQ20Nrl2eIxx6sJoxukLHK/view?usp=sharing

    Não sei se vai abrir, mas esse é um link do print que eu tirei da msg que enviei ao Stardoll dia 03/11, respondida no dia seguinte. Eu enviei em inglês pq achei que eles não estavam mais respondendo em português. Eles disseram que estão trabalhando para tirar o flash antes do fim do ano, tomara que isso aconteça mesmo ♥️

    ResponderExcluir
  7. Nay, que texto! Eu estava falando disso ainda ontem com meu namorado, que me explicou que migrar do Flash pra outra ferramenta é simples, barato e fácil e que, possivelmente, não seja o foco da equipe colaboradora... Creio eu que iremos migrar logo! Amém! Doll: BeattrizG

    ResponderExcluir
  8. Impossível não se emocionar com esse texto! Uma mistura de nostalgia e medo me atingiu ao lê-lo ♥️
    Lembro de ser uma menina de uns 6 anos quando criei minha primeira doll antes de sair do primário e, anos depois após ter enjoado e perdido a primeira conta, criei a Feer no fundamental. Feer me acompanhou durante 8 anos, passando pelo ensino fundamental, médio, trabalho, cursinho e agora ensino superior. Ela basicamente cresceu comigo!
    Lembro da primeira aparência da minha doll, lembro de como os gráficos eram menos realistas e de como o barulho da máquina de costura do stardesign me assustava. Lembro de gastar meus créditos de celular que sobravam comprando ss baratinho de 5 reais e me achando ricassa! Lembro dos blogs que postei e como entrei pra equipe TSH.
    Enfim, são tantas lembranças boas que construí com esse jogo que temo um dia logar e ele não estar mais lá, apenas com uma mensagem de "obrigado por ter jogado". Com certeza não morrerei de tristeza nem nada do tipo, mas com certeza um pedacinho da minha felicidade será arrancado.
    Não quero largar minha Feer ainda :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, viajei no tempo lendo o seu comentário. Sinto exatamente o mesmo :(
      Ahh, e o barulho da máquina de costura era tenso mesmo hahahaha
      Lembra das bonquinhas de colecionar do pay & earn? Amava!!

      Excluir
  9. Mds, que texto maravilhoso! Obrigada por tê-lo escrito, Nay! Obrigada também a você e todos que escrevem no blog: vocês são maravilhosos. O stardoll significa muito pra mim! Meu coração ficaria partido se acabasse. Espero que esses lançamentos rasos do jogo ( um lookinho por dia e vários lançamentos da archive) sejam em prol da atualização do jogo! Fé no pai que a atualização sai! fingers crossed!

    ResponderExcluir
  10. Todos aguardando ansiosos, o certo que eles iram dar um jeito, sao muito usuarios.

    ResponderExcluir
  11. Primeiramente obrigado pelo texto Nay foi impossível não se emocionar, esse jogo fez parte da minha infância, adolescência e agora da minha vida adulta. Lembro da minha primeira doll lá em 2012, só não lembro o nome, mas era algo relacionado ao meu nome, o da minha gata e do Justin Bieber, depois dela tive mais outra doll, mas ambas eu perdi a senha. Fiquei vários anos sem mexer até 2014 quando fiz minha Liv-rooney12 que era sósia da Dove Cameron, mas depois virou uma doll bem-parecida comigo. Comecei a gostar do Stardoll porque amo moda, sempre gostei de vestir ela com vários estilos diferentes e sempre amei decorar as suítes, inclusive já decorei para o natal, geralmente faço isso no dia primeiro de dezembro, mas como não sei o destino do site resolvi já decorar caso seja a minha última decoração de natal. Minha doll evoluiu muito no site, nunca fui superstar com pacotes, apenas com aquelas promoções tipo a desse ano de uma semana de SS gratis, até tentei comprar associação, mas aqui no Brasil são bem limitados. Lembro de como era o design do site quando entrei pela primeira vez, a parte de cadastro com varias bonecas, as primeiras missões quando foi lançado, quando o design virou o que é hoje, como era o stardoll no facebook com aquelas cidadezinhas. Fico bem chateada por não saber o destino do céu de bonecas, uma coisa que foi tão importante para mim, praticamente cresci no site, esse ano que foi bem difícil eu usava para esquecer da realidade, para acalmar a ansiedade, era um lugar que eu me sentia segura, espero que o Stardoll não acabe agora, até porque não estou pronta para o adeus, espero que todas as dolls continuem com a gente e com tudo que conquistamos, e gostaria muito de agradecer a vocês do blog, que também fez parte da minha vida, os itens grátis usando proxy, as competições, as atualizações, obrigado e aguardando para saber o que vai acontecer daqui para frente, beijos e obrigada mesmo Nay

    ResponderExcluir

- Agradecemos pelo seu comentário, a sua opinião é muito importante para nós!
- Devido a phishings, passamos a analisar cada comentário antes de aprová-lo. Pedimos desculpa se esse processo demorar.
- Lembre-se de não desrespeitar ninguém e não falar palavrões.
- Você pode usar imagens e/ou reproduzir o conteúdo do blog, mas não esqueça de colocar os créditos.

-----------------------------------------------------
Aline/KimBlond e Equipe TSH

Copyright © 2016 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal - Truques Stardoll Hoje | voltar ao topo