Páginas

quarta-feira, 3 de junho de 2020

#VidasNegrasImportam #BlackLivesMatter

Olá galera!
Tudo bem com vocês?
Infelizmente nem tudo está indo bem para muitas pessoas. Eu sei que todas/os nós temos dificuldades, eu sei. Podemos estar passando por situações difíceis, como desemprego, problemas de saúde, perda familiar, etc. É muito triste.
Algumas dessas dificuldades são causadas pela pandemia e por outras doenças, pela crise no mercado e a economia, e por outras razões que podem ser individuais. Agora, imaginem que outros problemas não são atuais, ao contrário, eles são antigos, muito antigos, e são causados por um único motivo: o racismo.






A maioria de vocês deve ter visto nos jornais e na internet a série de protestos que estão acontecendo nos Estados Unidos e em outros países, desde o final de março. Um policial branco assassinou um homem negro chamado George Floyd, durante a abordagem pela suspeita de um golpe (e isso já aconteceu muitas outras vezes; no Brasil, por exemplo, temos inúmeros casos mais absurdos e covardes). Meu sobrinho de 8 anos me disse que "a polícia precisa prender, não matar", mas acho que alguns policiais não sabem disso. E porque temos que dar atenção a esse problema? Porque vidas negras importam! Sim, vidas negras importam e vidas negras são dizimadas todos os dias, desde muito tempo, em todos os lugares. Vidas negras estão extremamente cansadas do sistema opressor e desigual, dos olhares racistas, das palavras de ódio, da falta de oportunidade, da injustiça, dos assassinatos. Vidas negras cansadas se juntaram para encontrar forças e lutar, gritar, se mover. A mudança é lenta, eu sei, mas ela já demora por séculos, vidas negras não podem mais esperar. Eu olho para trás e percebo que muitas coisas permanecem iguais... Somos capazes de enviar pessoas ao espaço, desenvolver vacinas para as doenças, construir inúmeras coisas que melhoram nossas vidas, etc., mas a maioria de nós ainda não é capaz de ter o mínimo respeito e empatia (e estranhamente essas pessoas se dizem cristãs e falam de Deus???). Às vezes parece que caminhamos por muito tempo e não chegamos a lugar nenhum.
Estou acompanhando os movimentos nas redes sociais e ainda não me manifestei, geralmente sou muito engajada em questões sociais, já escrevi sobre feminismo, racismo, respeito à comunidade LGBTQ+ e outros assuntos. Sinceramente eu não gosto de postar uma foto só para mostrar que sou a favor dos protestos, porque sempre tento publicar algo que tente provocar reflexões. Eu sinto que nas redes sociais muitas pessoas são falsas, querem passar a ideia de que são gentis e respeitosas, mas na vida real são o oposto. Por exemplo, porque postar #VidasNegrasImportam, sendo que na rua você agarra a bolsa quando vê alguém negro passando? (E não faz isso quando um branco se aproxima). Isso é racismo, e eu entendo que nossa cultura é assim, mas não entendo que não possamos mudar. Nós podemos melhorar sim! Aderir ao movimento só por falsidade não é o ideal, é importante que possamos mudar de fato, e é disso que eu gostaria de tratar aqui.
Falando do Stardoll, a Equipe fez publicações sobre o #BlackLivesMatter no Star Blog, Facebook, Instagram e Twitter. Vejam: 










Embora a Equipe tenha movimentado todas as redes sociais, eu achei pouco. Poderiam falar sobre como denunciar racismo no site (nem sabemos se as denúncias resultam em punição), ou promover alguma campanha de combate, ou trouxessem mais coleções criadas por estilistas negros e negras, por exemplo, já que o jogo é sobre moda. Mas a mensagem replicada já é alguma coisa.
Ao longo dos meus 8 anos na comunidade online, vi diversos casos de racismo relatados por membros, e fico assustada porque num jogo de bonecas muitas pessoas estão espalhando ódio, imaginem como acontece na vida. Não é engraçado ser racista, não é divertido machucar os outros, não é aceitável. É muito legal fazer uma suíte bonitinha ou um look em apoio ao #BlackLivesMatter, mas não é suficiente se não levamos isso para nossas relações com as pessoas. O que eu percebo é que há integrantes que só querem chamar atenção, ficar em destaque no Spotlight, ganhar curtidas no Instagram, etc. Felizmente, outros realmente são solidários, querem levar reflexões e proporcionar visibilidade aos protestos.
starblogger 2010vampire propôs o #BlackoutFriday no Stardoll, como aconteceu na terça-feira com o #BlackoutTuesday. O que isso significa? O movimento ganhou muita adesão, sendo promovido na indústria da música para paralisar as atividades nas redes sociais (e fora delas, se possível) por um dia e postar uma foto preta, junto à informações sobre o combate ao racismo, entre outras discussões. A 2010vampire sugeriu que pudéssemos fazer o mesmo no Stardoll, vestindo as/os dolls de preto na sexta-feira (5 de junho), e quem quiser também pode postar nas redes sociais. Confiram a matéria dela em inglês e português:


Além dos looks e fotos nas redes sociais, podemos fazer discussões nos clubes, publicar no blog, sugerir livros/séries/filmes que falam sobre o assunto, denunciar ou relatar casos de racismo que aconteceram no jogo ou fora dele, etc. 
Tem um filme muito bom que eu recomendo "O ódio que você semeia", além de outros que já indiquei nessa matéria no Star Blog Brasil. Muitas pessoas estão compartilhando um episódio da série "As visões da Raven", em que a personagem principal passa por um caso de racismo, e eu vou deixar aqui para vocês refletirem como isso machuca:




Importante: cuidado ao falar sobre os movimentos #VidasNegrasImportam #BlackLivesMatter ou qualquer outro do tipo, porque há pessoas que querem diminuir a importância deles ao falar que "toda vida importa". Toda vida importa sim, é óbvio! Mas entenda que as vidas afetadas por racismo não são todas. Se você não vai contribuir, é melhor ficar calada/o. ;)
Quais as sugestões de vocês?
Beijos!

Um comentário:

  1. Então, eu não acompanho muito o Starblog mas amei essa ideia, vou adquirir e até recomendar pois não creio que fica com look preto pelo menos um dia vai fazer mal. Mas assim como você sou aquela que sou a luta de algo, luto pelo direitos dos LGBTs, feminino, contra racismo, até dos animais e não faço isso por modinha como muitas pessoas estão agindo, porém, que mais me revolta é que acompanho bastante notícias na verdade amo notícias e vejo gente brincando com q situação o que me revolta sabe, as pessoas tem que entender que racismo não é piada, que luta contra racismo não é só durante algumas semanas mas sim uma luta diária como outras e que quando mais gente, melhor.

    ResponderExcluir

- Agradecemos pelo seu comentário, a sua opinião é muito importante para nós!
- Devido a phishings, passamos a analisar cada comentário antes de aprová-lo. Pedimos desculpa se esse processo demorar.
- Lembre-se de não desrespeitar ninguém e não falar palavrões.
- Você pode usar imagens e/ou reproduzir o conteúdo do blog, mas não esqueça de colocar os créditos.

-----------------------------------------------------
Aline/KimBlond e Equipe TSH

Copyright © 2016 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal - Truques Stardoll Hoje | voltar ao topo