Olá stardollianos!
Tudo bem com vocês?
A coleção 113 da Callie's Picks homenageia a cientista polonesa Marie Curie, a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel. Incrível, não é? Ela venceu muitas barreiras para ocupar seu espaço na sociedade e conseguiu se tornar marcante na história da humanidade.
Vamos conhecer um pouco mais sobre Marie Curie?
Nascida na Polônia, em 7 de novembro de 1867, Maria Salomea Skołodowska era filha de um casal de professores e tinha um irmão e três irmãs. Os pais não tinham muitos recursos, mas lutaram para que as filhas e o filho tivessem bons estudos. Maria perdeu a irmã mais velha aos 7 anos, e a mãe aos 10 anos, o que a levou à depressão. Apesar disso, Maria conseguiu se reerguer e buscar seus sonhos. Graças ao incentivo do pai, ela se tornou uma aluna brilhante, mas isso não foi suficiente para que as instituições de ensino superior a aceitassem, simplesmente por ser mulher - as universidades de lá eram apenas para homens! Somente na França, Maria finalmente conseguiu estudar física, química e matemática na Universidade de Paris - Sorbonne. Foi lá que conheceu Pierre Curie, casou-se alguns anos depois e seu nome passou a ser Marie Curie. O casal teve duas filhas, Irène e Ève. Marie tentou retornar à Polônia para trabalhar como cientista na Universidade de Carcóvia, mas foi recusada por ser mulher. Em Paris, ela e seu marido iniciaram os estudos sobre radioatividade. Junto à Henri Becquereal, Marie e Pierre Curie receberam o Prêmio Nobel em Física, em 1903, pelas descobertas sobre a radiação. Assim, ela se tornou a primeira mulher a ganhar o Nobel. Em prosseguimento às pesquisas, Marie descobriu mais elementos radioativos (polônio e rádio), o que lhe conferiu o Prêmio Nobel em Química, em 1911, mas agora sem a participação de Henri Becquereal e Pierre Curie. Ela se tornou a primeira pessoa a receber a premiação duas vezes.
A carreira de Marie é uma inspiração para que possamos não somente ter sonhos, mas lutar por eles apesar das barreiras. Os estudos da cientista são importantíssimos para diversas áreas, até mesmo para a medicina, com o desenvolvimento do Raio X.
A carreira de Marie é uma inspiração para que possamos não somente ter sonhos, mas lutar por eles apesar das barreiras. Os estudos da cientista são importantíssimos para diversas áreas, até mesmo para a medicina, com o desenvolvimento do Raio X.
Informações retiradas dos sites: super.abril.com.br e revistagalileu.globo.com
Imagem da 5ª Conferência de Solvay, em Bruxelas (Bélgica), 1927, que reuniu os maiores cientistas de todos os tempos, entre eles Albert Einstein e Marie Curie, é claro, a única mulher:
Créditos: impa.br
No Stardoll, temos a boneca para vestir da Marie Curie (clique aqui):
E também a doll na suíte para visitarmos (clique aqui):
Demais, não é? Já conheciam Marie Curie? O que acharam? Beijos
Que mulher, Brasiilllll! Ela merece todo nosso respeito, enfrentar as barreiras daquela época não foi nada fácil, mas se não fosse por isso não estaríamos com os nossos direitos assegurados e poder estar onde quisermos.
ResponderExcluirDoll: juliaalves500
Falou tudo amiga! ❤❤
ExcluirDe fato, uma grande inspiração! Muito bonita e importante a intenção do Stardoll em homenagea-lá, precisamos saber que somos capazes de tudo SEMPRE! A comunidade do jogo é composta pela maioria de meninas, trazer lojas inspiradas nessas mulheres de diferentes estilos e empoderadas pela história, seria bem representativo.. já quero pra hoje! Obrigada pela matéria Nay, foram muitas informações ♥
ResponderExcluirEu também gostei da intenção do Stardoll em homenagear essas grandes mulheres que foram apagadas da nossa história, é tanto que, por exemplo, todo mundo já ouviu falar em Albert Einstein, mas em Marie Curie não! Apesar de não adquirir itens da loja, gosto da ideia, e acho que esse "projeto" poderia ter vindo em forma de competições. Obrigada pelo seu comentário! ❤❤
Excluir